terça-feira, 7 de outubro de 2014

Seminário Interdisciplinar de Saúde neste final de semana na UFSM


O Seminário Interdisciplinar de Saúde tem como proposta, historicamente, contrapor um modelo bio-médico, ainda predominante, que se mostra insuficiente por não tratar integralmente os seres humanos. 

Dessa forma, a interdisciplinaridade, fundamento do SUS, permeia todas as rodas de debate desse seminário, por se acreditar que é a alternativa adequada encontrada às falhas apresentadas, o que não anula as formas de poder que todo saber comporta, mas as torna complementares, com viés não proprietário do saber.

Neste ano, 2014, a formação profissional na área da saúde é tema central nesse encontro de estudantes: não só da área da saúde, mas todos que sentem, sabem, reconhecem a saúde como assunto trans-inter-multidisciplinar. Por isso, o Seminário tem como tema: "De onde viemos, onde estamos, para onde vamos? Formação Profissional em destaque". 

A discussão é pertinente devido ao passado com olhar demasiadamente cientificista, apenas à doença, e nossa formação ter sido projetada a esse modelo: estamos em um processo de humanização, de entendimento integral, compreendendo as condições sócio-históricas e sócio-ambientais. A partir disso nos perguntamos: para onde vamos e como nossa formação profissional será compreendida por esse cenário?

Todos e todas acadêmicos da UFSM, bem como de outras universidades, usuários e profissionais são convidados a participar deste evento que é organizado pelo DCE, conjuntamente aos Diretórios Acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Ciências Sociais e Humanas e Coletivo de Saúde de Santa Maria, SOU SUS.

As inscrições serão gratuitas e podem ser realizadas preenchendo o formulário em: