quarta-feira, 25 de junho de 2014

NOTA DCE/UFSM FRENTE DECISÃO JUDICIAL

Viemos a público externar nossa profunda discordância em relação a sentença decretada pelo juiz Loraci Flores de Lima nesta terça-feira, dia 24 de junho de 2014. Tal sentença determina a volta do vestibular como método de ingresso e seleção à UFSM em 2014, contrariando a decisão tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM no dia 22 de maio.


O processo, que dispunha sobre a alteração do modo de ingresso aos cursos de graduação da UFSM via sistema ENEM/SISU, ocorreu de modo absolutamente legítimo, uma vez que a decisão partiu de um debate previamente construído na comunidade acadêmica, não houve qualquer ilegalidade na tramitação e a decisão foi tomada num conselho superior de maneira democrática e legítima.



Cabe-nos, mais uma vez repudiar tal decisão judicial que vem no sentido claro de ferir a autonomia universitária de que gozam as universidades brasileiras e, infelizmente, privilegiar uma parcela das elites locais, que defendem unicamente seus os interesses econômicos e enxergam na UFSM uma instituição para manutenção de seus privilégios.



Seguiremos acompanhando o desenrolar jurídico deste caso e convocamos toda a comunidade de Santa Maria a manifestar seu repúdio e contrariedade a esta decisão que fere nitidamente a autonomia e a democracia dentro das universidades.

Em defesa da autonomia universitária, ingresso via 100% SISU!

Diretório Central dos Estudantes – DCE/UFSM - Gestão É Tempo de Avançar