quinta-feira, 17 de abril de 2014

Estudantes realizam ato na reitoria da UFSM por assistência estudantil

Nesta última terça feira, dia 15 de abril, foi realizado um Ato por assistência estudantil na universidade. Os estudantes reivindicam Internet de qualidade e ampliação das Casas do Estudante Universitário (CEU’s) na UFSM. O ato foi tirado em assembléia geral da CEU 2 na semana anterior e contou com a presença dos moradores da CEU 1, 2, 3, União Universitária e o DCE UFSM.


Temos hoje na UFSM um plano de instalação de internet que começou a ser executado nas CEU’s, contudo em nossa avaliação este plano é incompleto, pois contempla apenas 2 pontos de internet nos apartamentos de 6 moradores. O que exige que haja uma segunda etapa de implementação, a qual não está clara quando será executada. Para @s estudantes também é vital que haja a ampliação das CEU’s com a construção de mais blocos de moradia, uma vez que temos hoje muitos estudantes na união universitária sem vaga na casa.

O ato passou entre as ruas da CEU 2 e após se direcionou a reitoria, onde as entidades do Movimento Estudantil reuniram-se com o Reitor e com o Pró-reitor de Assuntos Estudantis da universidade. A administração da universidade se comprometeu com a resolução de todos os problemas apresentados, diante disso foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que irá acompanhar os estudos de implementação da segunda etapa de melhorias da internet, bem como impulsionar os debates a cerca de qual o modelo de Casa do estudante queremos com vistas a construção de mais blocos e consequente ampliação das vagas na CEU.

Nós do DCE acreditamos na importância e necessidade urgente dos dois projetos andarem o mais rápido possível, uma vez que são demandas urgentes dos estudantes. Assim também, a política de assistência estudantil da UFSM precisa avançar, partindo da concepção de permanência de todos os estudantes. Acompanharemos este processo e estaremos atentos para levantar as pautas e necessidades dos estudantes e cobrar firmemente a reitoria diante dos compromissos assumidos.


Para nós assistência estudantil é um direito e não um favor e é somente a partir de muita luta e mobilização que poderemos fazer avançar esta concepção e construir uma política de assistência estudantil de outro patamar em nossa universidade.