terça-feira, 1 de abril de 2014

Integrandes do DCE da UFSM-FW promove Cinedebate para discutir os 50 anos do Golpe Militar

Estudantes frederiquences no Cinedebate. 
Nesta segunda-feira, 31 de março, o Golpe Militar no Brasil completa 50 anos. Momento esse para relembrar o que aconteceu durante o Regime Militar, como surgiu e o que levou o país ter sofrido esse golpe. Para tanto, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promoveu um Cinedebate, nas dependências da Escola Estadual Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen.

O encontro iniciou com a apresentação do filme Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, baseado no livro de Frei Betto e que conta  a história do convento dos frades dominicanos, que tornou-se uma trincheira de resistência à ditadura militar da época. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passaram a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (o recém falecido cantor e compositor Marku Ribas). Eles logo passaram a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.

Logo após o filme, o professor Leonardo da Rocha Botega, do CAFW – Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, fez uma análise histórica da Ditadura Militar, e em seguida o público debateu sobre o assunto. O evento contou com a presença dos alunos da UFSM-FW, da URI, da própria Escola Cardeal Roncalli e moradores do município.

Notícia veículado no site da Agencia DaHora (agencia de acadêmicos de jornalismo UFSM/FW).