domingo, 23 de fevereiro de 2014

DCE exige respostas à Secretaria de Direitos Humanos do RS


Neste sábado, dia 22 de fevereiro, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Movimento do Luto à Luta reuniram-se com Fabiano Pereira, secretário de Direitos Humanos do governo do estado do RS, para tratar a respeito da truculenta ação da Brigada Militar frente a manifestação do transporte público nesta última quinta-feira.

Não podemos admitir que o direito a livre manifestação da população seja cerceado diante de posturas violentas e desproporcionais por parte do aparato policial, como foi visualizado neste caso.

Solicitamos que haja um correto acompanhamento por parte da Secretaria de Direitos Humanos frente a investigação instalada para apurar os fatos. Queremos também a segurança e a certeza de que não voltaremos a vivenciar eventos como este. Não vamos nos intimidar e as mobilizações sociais em nossa cidade só irão aumentar. O Movimento do Luto à Luta apresentou ainda um documento ao secretário relatando o ocorrido e exigindo providencias imediatas para garantir que isso não volte a acontecer.

Exigimos que haja um posicionamento do governo do estado e do secretário de segurança pública quanto às agressões e abusos de autoridade por parte da Brigada Militar, identificando e responsabilizando os agentes envolvidos nessa ação. Reforçamos nosso posicionamento em defesa da livre expressão e organização dos movimentos sociais, pois é inadmissível que manifestações legítimas da população de Santa Maria sejam criminalizadas por ações desmedidas da Brigada Militar ou de qualquer outro órgão que seja.

Pelo direito a livre expressão e contra a criminalização dos movimentos sociais!

Pela redução imediata da tarifa do transporte, contra este aumento abusivo e ilegal!