segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Inscrições abertas para o 11º. Estágio Interdisciplinar de Vivência

Nascido das experiências acumuladas pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) na década de 1980, o Estágio de Vivência (EV) tornou-se um espaço consolidado em inúmeras universidades do país e vem contribuindo de maneira significativa na formação de profissionais voltados para a difícil realidade social brasileira.
Esse estágio proporciona aos estudantes universitários contato direto com as comunidades de assentamentos e agricultores familiares organizados, vivenciando na prática seus problemas, suas formas de organização e os desafios por eles enfrentados.
A 11º Edição do Estágio Interdisciplinar de Vivência Santa Maria-RS (2014) ocorrerá de 7 a 25 de fevereiro de 2014, com sede em Tupaciretã – RS, e vivências nas diversas regiões de assentamentos do estado do Rio Grande do Sul.
Como o EIV funciona?


Os estagiários selecionados irão se reunir em Santa Maria para seguir para o local onde será realizada a etapa de preparação.
O estágio é dividido em 3 etapas: preparaçãovivência e socialização/avaliação.
No período de preparação, que possui 05 dias, os estudantes estudarão conteúdos relativos à questão agrária e se prepararão para o período de vivência, com metodologias e dinâmicas que permitem a construção coletiva do conhecimento.
Após este período os estudantes passarão pelo período de vivência, onde se deslocarão para por diversos assentamentos de reforma agrária no estado do Rio Grande do Sul. Os estagiários serão consultados previamente quanto às preferências para sua vivência durante o período de preparação, tentando-se contemplar as expectativas. Neste período, os estudantes terão contato direto com a realidade de cada assentamento e compartilharão suas as experiências diárias de família assentada que os receber. Os assentamentos serão principalmente de famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Esse período tem duração de 08 a 10 dias.
Para o período de socialização das experiências e avaliação, estudantes se encontrarão novamente no mesmo local da semana de estudos e compartilharão suas mais diversas experiências. A troca de experiências e conhecimentos faz deste um momento muito rico durante o EIV. Esse período tem duração média de 04 dias.
Inscreva-se! Vivencie a realidade dos assentamentos do RS
Dúvidas e mais informações em: eivsantamaria@gmail.com ou http://eivsantamaria.wordpress.com/