quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cine Debate discute o Dia da Visibilidade Trans

Ocorreu ontem, no auditório do DCE, o Cine Debate, especial Dia da Visibilidade Trans: "Geração Trans - Construindo Identidade". Após realizada uma roda de conversa com Emmanuele Colussi, atual Miss Trans Passo Fundo e militante do movimento LGBT Plural coletivo.

O Dia da Visibilidade Trans surgiu em janeiro de 2004, motivado pela campanha “Travesti e Respeito” lançada pelo Ministério da Saúde.no dia 29 de janeiro de 2004. Representantes do ANTRA (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais) entraram no Congresso Nacional de Brasília para lançar a Campanha. Desde essa data, diversas organizações que fazem parte do ANTRA saem às ruas no dia 29 de janeiro, não para comemorar, mas, acima de tudo, reivindicar os seus direitos.

A nossa sociedade não apenas os torna invisíveis, como criminaliza as próprias vítimas violência diária que sofrem os travestis e transexuais, tanto a violência explícita, com extermínio de travestis e transexuais, quanto a falta de tratamento específico na área da saúde, quanto a própria patologização da identidade entre tantos outros descasos.