segunda-feira, 8 de julho de 2013

Resultado da consulta para Reitor e Vice-Reitor da UFSM foi homologado hoje

Conforme previa o cronograma do regimento interno da consulta para Reitor e Vice-Reitor 2013 da UFSM, a Comissão de Consulta à comunidade acadêmica homologou hoje (08 de junho) os resultados finais da consulta, divulgando também o conjunto de dados levantados no processo.

A consulta contou com 13.353 votos válidos da comunidade universitária, sendo 1.838 votos de docentes, 2.385 votos de técnicos administrativos em educação e 9.130 votos válidos de estudantes.
Nesta consulta, o voto se deu de maneira paritária entre os segmentos da universidade, tendo cada um peso de 1/3 na decisão.

A fórmula para o cálculo dos votos ponderados parte do princípio de que cada voto de um segmento ajuda a formar o peso dos votos desse grupo, em função dos aptos a votar nesse segmento, seguindo a proporção: 1/3 docentes ativos e aposentados, 1/3 TAEs ativos e aposentados e 1/3 estudantes. O total de votos dos professores, por exemplo, vale o mesmo que o total de votos dos TAEs e dos estudantes. Essa foi a terceira consulta para reitor da UFSM com voto paritário, uma grande conquista para a comunidade universitária.

O resultado geral final da consulta foi: Paulo Burmann e Bayard Dias Gonçalves (chapa 1), 46,80% dos votos; Felipe Müller e Dalvan Reinert (chapa 2), 35,30%; Eduardo Rizzatti e Thomé Lovato (chapa 3), 17,90%. Nenhum recurso foi apresentado no prazo estipulado.

A partir de agora o processo segue para os conselhos superiores. Sessões ampliadas dos conselhos superiores, ainda sem data prevista, nomearão as listas tríplices que seguirão para o Ministério da Educação com as indicações para reitor e vice-reitor. A sessão reunirá conselheiros dos três conselhos superiores da UFSM: Conselho Universitário (CONSU), Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Curadores. Os vencedores do pleito encabeçarão as duas listas tríplices (de reitor e vice-reitor), sendo indicados mais dois outros nomes para cada lista nos conselhos ampliados. No período mais recente da história do Brasil, as indicações feitas pelas universidades ao Ministério da Educação tem sido respeitadas, mas vale lembrar que isso nem sempre ocorreu.

Esse foi um momento importante para alimentar os debates da universidade que queremos. Entendemos que ainda estamos em um processo de construção do modelo de universidade brasileira, permanecendo o dever de debatermos um projeto mais amplo de universidade, indo muito além das questões em torno do modelo de gestão. Precisamos refletir a quem as universidades públicas devem servir, os conhecimentos que nelas devem ser produzidos e sistematizados e qual o papel que cada um de nós deve desempenhar nesse importante espaço da sociedade. O debate está em questão e estamos dispostos a construí-lo com a sociedade.

Confira os documentos divulgados pela Comissão:
Relatório final da apuração
Relatório final da Comissão de Consulta
Resultado por Centros de Ensino
Resultado Final Geral
Resultado Resumo
Resultado Docentes
Resultado Estudantes
Resultado Técnicos Administrativos em Educação