terça-feira, 2 de julho de 2013

Eu cobro, voto, participo

Com informações do Portal UFSM

A comunidade universitária da UFSM escolhe hoje (nos pólos EaD) e amanhã (presencial) o nome do novo reitor e do vice-reitor da Universidade. Três chapas concorrem ao pleito, que dará suporte para a elaboração da lista tríplice a ser encaminhada pelos Conselho Superiores da UFSM para o Ministério da Educação, a quem cabe por força da lei escolher o novo reitor. Embora bastante defasada e questionada pelos movimentos de educação, a tendência é os Conselhos e o MEC seguirem o definido pela Consulta.

A Consulta à Comunidade acontece de forma paritária, onde o voto de cada categoria (estudantes, técnicos-administrativos e docentes) tem o peso, em tese, de um terço, porém se uma categoria tiver maior participação proporcional em relação a outra categoria, maior será o seu peso na decisão. Por isso, é muito importante que os estudantes participem da Consulta e votem de acordo com suas próprias consciências.



Regras para os dias de eleição

O voto é facultativo, paritário e secreto, sendo obrigatória a identificação mediante apresentação de documento oficial com foto ou documento oficial da UFSM à mesa receptora. A Comissão de Consulta à Comunidade decidiu e as coordenações das chapas aprovaram as regras para os dias de eleição. Não é permitido: levar e permanecer com bandeira dentro do espaço de votação; distribuir material de campanha em qualquer local; aglomeração no ambiente de votação; transporte de eleitores pelas chapas; permanecer, a menos de dois metros da mesa receptora e da urna, pessoas que não estejam em votação.

Locais e horários de votação:
Os locais e horários de votação foram definidos pela Comissão de Consulta a Comunidade e estão disponíveis no link: http://200.18.45.28/sites/noticias_ufsm/pdf/bc1356d1f9a015063a2aa45dfb094c5a.pdf.