quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifesto do DCE UFSM às mobilizações do transporte no Brasil

Pelo Livre Acesso às Cidades! Por um país livre, justo e soberano! Contra a criminalização dos movimentos sociais!

O acesso à cidade deve ser compreendido como um direito fundamental da população. Nesse sentido a mobilidade urbana é essencial, pois, somente com o direito de ir e vir garantido, teremos condições de acessar os outros direitos sociais básicos como saúde, educação, trabalho, cultura e lazer.

O caos que vivemos nas cidades brasileiras é decorrente do modelo de desenvolvimento urbanoadotado em nosso país. O crescimento urbano desordenado causado pela expulsão da população do meio rural, aliado a um projeto excludente de ocupação urbana empurrou os trabalhadores e trabalhadoraspara as periferias, dificultando o acesso aos serviços e até mesmo ao trabalho.  A opção pelo modelo de transporte individual e a desvalorização do transporte coletivo também contribuiu para chegarmos a este ponto, o “trancamento” do trânsito devido a falta de infraestrutura, o valor abusivo das tarifas de transporte e a qualidade insatisfatória são exemplos de descaso com a mobilidade urbana.

Por detrásdos problemas do acesso a cidade é visível a influência do empresariado do transporte e do setor imobiliário. A vinculação destes setores com o financiamento dos processos eleitorais acaba por privilegiar os interesses econômicos de uma minoria em detrimento dos interesses da maioria da população.Podemos visualizar em Santa Mariacomo estas questões se manifestam. Todos os anos,sofremos com aumentos absurdos da passagem de ônibus e, mesmo pagando mais, continuamos com um transporte de baixa qualidade. A ATU só quer nosso dinheiro e a prefeitura segue fazendo vista grossa.

Compreendemos que para ter livre acesso a cidade é necessário repensar o modelo de transporte público. Não é possível conciliar o interesse da população com o interesse do empresariado do transporte. Somente garantiremos um transporte público e de qualidade se este for público e estatal, financiado coletivamente e gerenciado com participação popular!

                Acreditamos que as manifestações que colocaram milhares de pessoas nas ruas do Brasil decorrem, não apenas, da insatisfação quanto ao aumento abusivo das passagens, mas demostram a necessidade de haver mudanças mais profundas em nosso país, para combatermos as injustiças sociais. Mesmo que muitos brasileiros tenham melhorado suas condições de vida nos últimos tempos, continuamos sendo um dos países mais desiguais do mundo e não modificamos as estruturas arcaicas da nossa sociedade.

Precisamos tomar as ruas, sim! Esta é a hora dos estudantes,jovens, trabalhadores, movimentos sociais e organizações pressionar pelas mudanças necessárias. Queremos reorganizar a estrutura de nossas cidades que permitam o livre acesso a cidadepor meio de uma reforma urbana! Para ampliar e ter qualidade nos serviços públicos é necessário ampliar os investimentos, isso somente será possível com uma reforma tributária que taxe as grandes fortunas, pois infelizmente hoje em nosso país quem tem mais paga menos impostos!Para acabar com a promiscuidade entre os governos e o empresariado precisamos ter financiamento público e limitado das campanhas eleitorais, reforma política já!O Brasil é um país por séculos explorado pelos imperialistas, muitos dos nossos problemas são fruto desta exploração, por isso precisamos mandar embora do nosso país as empresas que só fazem esforço para privatizar a educação, a terra e vida da população. Fora Transnacionais !!!!

                Repudiamos a criminalização dos movimentos sociais e o comportamento repressivo do Estado. Não admitimos os atos de violência da polícia militar que se utilizou do poder para reprimir a luta social. O povo precisa discutir urgentemente o modelo de segurança pública que queremos para o Brasil. Não queremos polícia para nos reprimir!

 Não podemos deixar de questionar o papel da mídia brasileira. Estasempre criminalizou os movimentos sociais e toda forma de participação popular. Toda vez que esta não consegue derrotar uma mobilização, tenta manipular seus rumos. A cobertura das manifestações pela luta dos transportes reforça ainda mais a necessidade de democratizar os meios de comunicação. Liberdade de expressão para todos, chega de uma meia dúzia de famílias que controlam os veículos de comunicação! Pela implementação imediata do Plano Brasileiro de Banda Larga Pública a Gratuita!

Por fim gostaríamos de ressaltar uma preocupação profunda com os rumos de nossas manifestações. As décadas de neoliberalismo e as amplas campanhas midiáticas construíram na juventude brasileira diversos valores individualistas. Nestas manifestações temos percebido muitas demarcações no sentido de combater todas as formas de organização coletiva. Só o caminho coletivo pode construir um presente e um futuro melhor para os oprimidos e explorados. Só a organização pode nos permitir avançar! Temos a obrigação histórica de compreender que as lutas no Brasil não começaram e não terminam agora, muitos e muitas já tombaram lutando contra a ditadura militar, pelo petróleo que é nosso, pelas diretas, pela reforma agrária, pela saúde e educação pública... Muitos e muitas tem construído a história de nosso povo. É chegada a hora e vez de fazermos jus a nossa história, e tomarmos as ruas para construirmos o Brasil que queremos!

                O DCE da UFSM se manifesta em apoio às manifestações que tomaram as ruas de nosso país. Estamos ao lado de todos aqueles que lutam pelo Livre Acesso às Cidades! Por um país livre, justo e soberano!


As ruas são do povo brasileiro!