quinta-feira, 23 de maio de 2013

3ª PROFITECS: Licenciaturas e Ensino Básico em destaque no "Diálogos da Educação"

Amanhã, 24 de maio, às 08h30min vai ocorrer na PROFITECS o espaço "Diálogos da Educação" promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), PROGRAD e Câmara das Licenciaturas. O espaço ocorrerá no Lonão Cultural no Centro de Eventos da UFSM e serão debatidos os desafios da educação básica e das Licenciaturas frente aos novos parâmetros da Educação.

Os espaço oportunizará a todos maior entendimento quanto a reforma curricular do ensino básico e o que ela representa na prática pedagógica do dia-a-dia. Além disso, estudantes de licenciatura poderão ter contato e trocar experiências com educadores da 8ª CRE.

As escolas também poderão ser ouvidas pela universidade a fim de buscar a qualificação dos currículos das licenciaturas para que os educadores saiam aptos a trabalhar em ambientes inter/multi/transdisciplinares de educação estabelecidos nos novos currículos do ensino básico. A compreensão da coordenadoria é de que a universidade não tem conseguido acompanhar as mudanças ocorridas nos últimos três anos.

Com este espaço, tem-se a perspectiva de aumentar a relação UFSM-CRE-escolas para que se avance na superação das demandas atuais do ensino. A UFSM também apresentará os atuais instrumentos que possui para qualificação do ensino, como PROLICEN e PIBID.

A 3ª PROFITECS ocorre de 23 a 25 de maio no Centro de Eventos da UFSM e se constitui em espaços multidisciplinares de interação da comunidade universitária com a comunidade externa. A programação completa do dia de amanhã pode ser conferida aqui.