terça-feira, 2 de abril de 2013

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) renderá novos debates na UFSM

Hoje estiveram reunidos ASSUFSM, SEDUFSM e DCE para a retomada da mobilização e dos debates acerca da adesão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) pelo Hospital Universitário da UFSM. A ideia é realizar em conjunto um seminário para debater a possibilidade de implementação e as consequências da EBSERH na UFSM. A EBSERH é uma empresa pública de direito privado que tem a função de administrar os Hospitais Universitários das instituições de ensino superior federais.

O seminário será realizado no próximo dia 10 de abril às 08h30min no Auditório Gulerpe (auditório do HUSM). Também serão convidados para participar da atividade o reitor da UFSM, a direção do Hospital Universitário, membros do Conselho Universitário, além de diretores de centro.

A reunião também discutiu a realização de um plebiscito da campanha contra a adesão dos Hospitais Universitários à EBSERH. O plebiscito está sendo construído nacionalmente pela FASUBRA, em conjunto com o ANDES e outras entidades representativas. A consulta sobre a EBSERH é mais um instrumento para dialogar com a comunidade acadêmica e a sociedade sobre as consequências da implementação da empresa.


O plebiscito será lançado no seminário do dia 10 de abril e será acompanhado de mobilizações na universidade e na cidade de Santa Maria. Para a consulta, haverão quatro urnas fixas nos Restaurantes Universitários, na Biblioteca Central, no prédio da Antiga Reitoria e no Hospital Universitário, além de urnas em pontos centrais da cidade.

No Congresso Estudantil de 2011, espaço máximo de deliberação do movimento estudantil da UFSM, os estudantes se posicionaram contrários à adesão da EBSERH pela UFSM. Nesse mesmo congresso, a EBSERH foi duramente criticada por caracterizar perda da autonomia universitária, pela possibilidade de aumento das terceirizações, por ser uma empresa pública de direito privado e pela contratação de funcionários via CLT, sem solucionar de fato as atuais terceirizações existentes e os problemas de gestão.

A possibilidade de mudanças na administração do HUSM exige atenção e acompanhamento da sociedade em geral, pois a população de toda região central usufrui dos serviços prestados pelo hospital e a mudança poderá afetar todo o público atendido.

Fonte: Assufsm.