sexta-feira, 22 de março de 2013

O 10º EIV já começou!


No dia 11 de março teve início o 10º Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Maria, no assentamento Santa Rosa em Tupanciretã (RS). Estão sendo dias de muita discussão, formação, interação e construção coletiva. Discutindo sobre a sociedade que vivemos, a questão agrária, modelos de desenvolvimento no campo, a questão de gênero e a luta das mulheres no campo, o papel da universidade no desenvolvimento agrário brasileiro, o histórico do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e a contextualização dos assentamentos no Rio Grande do Sul. 

 Foto: Show com Pedro Munhoz, no assentamento Santa Rosa em Tupanciretã (16/03).



Os estudantes estão divididos em diversos assentamentos do Rio Grande do Sul, a fim de conhecerem e vivenciarem a realidade das famílias assentadas. Estão ocorrendo vivências na região metropolitana, sul, norte, nordeste, fronteira e central. É neste domingo que se dará a volta dos estagiários e das estagiárias para o Assentamento Santa Rosa, a fim de juntos construirmos uma avaliação e troca de experiências a cerca das experiências vivenciadas. É neste sentido que acreditamos que o EIV cumpre um papel de extrema importância para a compreensão não só da realidade agrária, mas de toda realidade social em que estamos inseridos. 

 As/os estudantes poderão voltar às suas universidades com experiências e acúmulos que serão importantes para a sua formação profissional e compreensão de mundo.