sexta-feira, 1 de março de 2013

DCE apresenta propostas ao Plano Municipal de Saúde

Reunião do Conselho Municipal de Saúde discutiu ações para os próximos quatro anos

Na manhã de ontem (28) em reunião extraordinária realizada no Sintical (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região), o Conselho Municipal de Saúde discutiu o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. O documento é resultado de um levantamento de dados sobre a realidade da saúde no município, análise do plano anterior e conferências municipais diversas (saúde, saúde mental, idoso, criança e adolescente). O plano tem cinco eixos: Rede de Atenção em Saúde, Gestão, Educação Permanente, Controle Social e Ações Intersetoriais. e também estabelece ações de curto, médio e longo prazo para atingir as metas propostas. O Conselho terá uma semana para propor alterações e sugestões ao Plano Municipal de Saúde, que será apresentado na próxima reunião ordinária.

DCE apresentou inicialmente duas propostas:

Para o eixo de Redes de Atenção em Saúde, a conselheira Isabel Cristina Reinheimer (farmacêutica e residente da UFSM) propôs que a distribuição e dispensação de medicamentos especiais e especializados seja feita pelo município. No Rio Grande do Sul, somente Porto Alegre e Santa Maria não cumprem essa determinação.

Para o eixo de Gestão, o conselheiro Alex Monaiar (estudante de Psicologia) propôs que para cumprir a meta de "Garantia de transporte para as equipes de Saúde desenvolverem suas funções" os carros comprados para a Guarda Municipal, com o dinheiro do Fundo Municipal de Saúde, sejam transferidos para a Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. Tal pedido se justifica pela falta de carros para os profissionais dos serviços de saúde e assistência social realizarem as atividades de visita domiciliar e deslocamento de usuários. A ação assim possibilitaria já a curto prazo atingir parte da meta.

Estudantes podem enviar sugestões aos Plano Municipal de Saúde
O DCE-UFSM está recebendo sugestões a serem encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde pelo E-mail: ufsm.dce@gmail.com. As sugestões também podem ser encaminhadas diretamente pelo e-mail doConselho cmssmrs@gmail.com. A depender da demanda, o DCE estuda marcar um dia para os estudantes apresentarem suas propostas à serem incluídas no Plano.

O Plano Municipal de Saúde e as metas e ações propostas estão disponíveis aqui:
Plano Municipal de Saúde
Metas e Ações