quinta-feira, 7 de março de 2013

8 de março: um dia de luta!



O oito de março é o Dia Internacional da Mulher, mas diferente do que muitos acreditam não é um dia de comemoração, mas sim de reforçarmos nossas lutas pela igualdade entre mulheres e homens. As mulheres são historicamente oprimidas pela sociedade machista e patriarcal na qual vivemos, onde recebem os menores salários e são as que mais sofrem com a precarização do trabalho, seus corpos são expostos na mídia como mercadorias junto às propagandas de carros e cervejas. A violência contra a mulher também aponta altos índices.





As mulheres são as que mais sofrem com a mercantilização do corpo feminino e a ditadura da beleza. Aumenta-se cada dia mais a venda dos remédios para emagrecer, bem como para perder o apetite, limpeza de pele, hormônios e antidepressivos, fazendo com que a indústria farmacêutica seja a terceira mais lucrativa no país. Quanto aos produtos de beleza, são diversos e para todos os tipos de mulher, para alisar cabelo, para bronzeamento, para a pele e etc. A indústria de produtos de beleza também obtém grandes lucros, sendo o Brasil o quarto vendedor de produtos de beleza no mundo.

A educação desde as series infantis até a universidade reproduz e reforça o machismo presente em nossa sociedade. Ainda hoje vemos a separação das brincadeiras entre “femininas” e “masculinas” entre as crianças, assim como na universidade presenciamos trotes machistas, piadas de mulheres que não sabem dirigir e a falta de assistência estudantil para as estudantes que são mães, como a disponibilização de creches. 



Sabemos que muitos avanços foram conquistados pelo movimento de mulheres e que ainda há muito para avançarmos. Por isso, é prioritário compreender que as relações de gênero não são meramente uma questão biológica, mas que se dão por uma construção social que determina a masculinidade e a feminilidade. A partir daí, se estabelece papéis na sociedade e toda a desigualdade de gênero, que implica no cotidiano de todos e todas.

É preciso colocar nossas vozes em movimento por uma sociedade livre do machismo, onde a educação sirva para a igualdade e autonomia das mulheres! 

Saudações feministas!

Mulheres do DCE UFSM