terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Assembleias defendem início das aulas para 1º de abril de 2013

Após assembleia realizada hoje às 17h no campus de Santa Maria, estudantes da UFSM definiram o posicionamento do parecer de vistas da bancada estudantil a respeito do processo do calendário acadêmico de 2013 no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE). Após processo de votação, proposta vencedora foi para que o início das do primeiro semestre de 2013 fosse no dia 01 de abril de 2013. Os votos da assembleia realizada em Frederico Westphalen na última quinta-feira foram contabilizados aos da assembleia realizada hoje em Santa Maria.

Tanto no campus de Frederico Westphalen como no campus de Santa Maria, o debate foi polarizado entre as propostas de 14 março e 01 abril. Em Santa Maria, foram 21 votos para 01 de abril e 8 votos para 14 de março. Contabilizando os votos dos dois campi, o resultado final foi de 42 votos para 01 de abril e 38 votos para 14 de março.

Outros encaminhamentos foram aprovados, como a de antecipação de estágios, possibilidade de início da pós-graduação em 14 de março e recesso entre o Natal e Ano Novo de dezembro de 2013.
Dessa forma, as datas datas definidas são as seguintes:

01/04 - Início das aulas do primeiro semestre de 2013.
10/08 - Fim do primeiro semestre.
02/09 - Início do segundo semestre de 2013.
09/01 - Fim das aulas.

A definição final do calendário acadêmico será feita em reunião do CEPE desta sexta-feira, 21 de dezembro. A data definida nas Assembleias é a mesma do parecer da Comissão de Legislação e Normas e a de Ensino Pesquisa e Extensão do CEPE.

A Assembleia Geral do campus de Santa Maria foi definida no Conselho de Entidades de Base no dia 10 de dezembro, onde os Diretório Acadêmicos (DA) levantaram a importância de se mobilizar em torno desta pauta e realizar assembleias estudantis nos cursos. Devido a conjuntura de final de ano e época de provas, representantes de DAs manifestaram dificuldade para mobilizar os estudantes e realizar uma consulta qualificada.