quarta-feira, 7 de novembro de 2012

50 % das vagas para Escola Pública JÁ!


Na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) realizada hoje (07), a bancada estudantil do DCE UFSM pediu vistas do Processo 339/2012 que "solicita retificação do edital do concurso vestibular 2012" para adequar a lei de cotas, publicada em outubro no Diário Oficial da União. No projeto apresentado pela Prograd, a cota para escola pública iria para 34%, incluindo dentro desses 40% para o recorte racial. Para o DCE, há a necessidade e a UFSM tem condições de atender imediatamente o previsto na lei de 50% para a escola pública. 


50 % das vagas para Escola Pública, JÁ!


Dados do último Censo da Educação nos mostram que atualmente no Rio Grande do Sul 89% dos estudantes do ensino médio estuda em escola pública. Porém na Universidade esta situação é diferente, a grande maioria de quem consegue entrar nas universidades públicas hoje, não estudou em escolas públicas, mostrando assim a desigualdade existente ao acesso à universidade.


Acreditamos que a Educação é um DIREITO de todos, sendo necessário democratizar a entrada na universidade e garantir que negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais e baixa renda possam ter a oportunidade de estudar e ter uma profissão. Levando em conta que existe em nosso país uma profunda desigualdade social, sabemos que muitos estudantes de escola pública não conseguem competir em pé de igualdade com aqueles que têm melhores condições, fazendo com que a universidade reforce esta realidade.

As ações afirmativas são uma medida essencial para combater a desigualdade social existente e oportunizar o acesso à universidade daqueles que foram historicamente excluídos. Por isso, defendemos que seja imediatamente implementada a reserva de 50% de vagas para estudantes de escolas públicas, com recorte étnico e econômico, conforme a Lei sancionada em setembro de 2012.

Em um momento em que várias universidades estão implementando os 50% de cotas, onde já temos universidades mais avançadas neste processo, como a Universidade Federal da Fronteira Sul que tem 90% das vagas para estudantes de escola pública, a UFSM precisa avançar nas ações afirmativas. Por isso, o DCE UFSM acredita que a UFSM deve avançar, tendo no mínimo 50% das vagas para escola pública.

O DCE convoca a todos para mobilização na sexta-feira, às 8 horas na reitoria, pelos 50 % das vagas para Escola Pública, JÁ!