quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Greve estudantil na UFSM já tem vitórias concretas

Para outros pontos, a proposta da Reitoria é formar comissões

Ontem (29), o comando de greve estudantil esteve reunido com a Reitoria da UFSM, para uma rodada de negociações,a  reunião teve a presença dos estudantes, do reitor Felipe Martins Muller, o vice-reitor Dalvan Reinert e da pró-reitoria adjunta de Planejamento, Lucia Rejane Madruga. Entre as conquistas, já podem ser listados o RU aos sábados para todos os estudantes, a internet nas CEUs de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e o kit pedagógico para cursos onde há gastos excessivos com materiais. Além de comissões paritárias para debater questões em relação à assistência estudantil e formação profissional.


Internet nas CEU 2
O professor Felipe Muller se comprometeu de acompanhar pessoalmente esta questão, tendo em vista a morosidade para a resolução do problemas de acesso à internet na CEU II e a importância da pauta. Essa foi uma pauta encaminhada desde a ocupação da reitoria do ano passado, porém não foi efetivada até agora.

Assembleia no dia 30 de maio deflagrou greve estudantil na UFSM. 
Foto: Mariana Fontoura/DCEUFSM


Teto do Benefício Sócio-econômico
Um dos principais encaminhamentos foi a criação de uma comissão paritárias para debater assistência estudantil e outra para debater formação profissional. A comissão que irá debater assistência estudantil será composta pela PRAE, PROPLAN, representantes do RU e estudantes indicados para a comissão. Um dos principais pontos que essa comissão estará encarregada será o estudo da ampliação do teto para o acesso ao benefício socioeconômico, que atualmente está em R$ 750,00. Os estudantes reivindicam um amento do teto de, no mínimo, R$ 850,00, porém um estudo de viabilidade será realizado para avaliar o valor possível de ser alcançado.

Formação Interdisciplinar
A comissão que irá debater as questões de formação profissional será composta pela PROGRAD, estudantes e professores. Suas principais pautas serão a desburocratização do acesso a DCGs e a formação interdisciplinar. A partir de agora, a comissão de negociação e o DCE estão mapeando professores e estudantes dispostos a compor a comissão e colaborar nas propostas de formação interdisciplinar.

Assembleia
Após a reunião também foi entregue um documento por parte dos estudantes para a reitoria com as pautas em que se teve poucos avanços e foram consideradas prioritárias para as discussões, conforme o que foi debatido na assembleia da última segunda-feira. Uma nova assembleia será realizada na próxima segunda-feira (3), onde será avaliado o resultado dessa etapa de negociação, a Assembleia será às 13h30min, no auditório C (Química), prédio 18 no campus da UFSM em Santa Maria.