quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nota em relação à greve dos docentes nos campi de FW e PM

Os representantes do Diretório Central dos Estudantes, do campus de Frederico Westphalen vem por meio deste prestar esclarecimento sobre o movimento de greve dos docentes, que vem acontecendo em nível nacional. São mais de 40 instituições federais, num total de 59, que aderiram esse movimento, exigindo melhores condições de trabalho e reivindicam um novo plano de cargos e salários. A busca é por:

Carreira unificada, com 13 níveis de remuneração e variação de 5% entre esses níveis, além da incorporação das gratificações e porcentuais de acréscimos relativos a titulação e regime de trabalho. Do modo como está organizada, a carreira não possibilita um crescimento satisfatório para os docentes, pois da forma atual, a cada 24 meses é feito o reajuste, passando a 18 meses, desta forma possibilitando, então, o alcance do topo da carreira dentro dos 30 anos de docência. Esta forma de reajuste a cada 18 meses já é realidade para alguns Institutos Federais. 

Carreira Unificada é a finalidade desta reivindicação, onde professores dos IFs e UFs possuem carreiras diferentes, passando há uma carreira só para todos. A reivindicação vem sendo feita desde 1987, sendo que a categorias dos professores federais é uma das poucas que não foram contempladas nos últimos anos com um projeto de reestruturação. Além dessas pautas especificas da carreira os professores reivindicam melhores condições de ensino, pesquisa e extensão, mais verbas para a educação e melhores condições estruturais para as instituições federais. 

Situação no campus de Frederico Westphalen: 
Devido às particularidades dos campi UFSM de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, a mobilização pró-greve é eminente, pois além das reivindicações nacionais, existem reivindicações locais, principalmente em torno de problemas estruturais que norteiam as condições de ensino. É por este motivo que o DCE mostra-se solidário para com os professores neste momento, pois também reivindica melhores condições no modelo de educação, e baseado nisso convoca todos os estudantes do campus de Frederico Westphalen, para se fazerem presentes na assembléia do dia 24/05 onde será deliberado ou não o apoio a greve dos professores.
A categoria dos docentes entendendo as necessidades e demandas locais se unificaram e estão construindo a paralização, por tanto nós como categoria estudantil não podemos nos segregar nas ações diante desta realidade, pois estaremos prejudicando uns aos outros, se nos unificarmos entendendo a importância das pautas poderemos estar construindo a paralização estudantil. Quanto mais nos unificarmos mais avanços serão garantidos para nossa educação e mais rápido acontecerá a finalização da greve.