quarta-feira, 28 de março de 2012

Moradores da CEU IV fazem protesto por acesso à internet

Os estudantes permaneceram no hall da Universidade por cerca de meia hora. Foto de Alessandra Weiler


Por Marília Dalenogare, estudante de Jornalismo da UFSM


Representando os 33 moradores da Casa do Estudante, cerca de 15 estudantes/moradores se reuniram na entrada da Universidade para protesto


Na tarde dessa terça-feira, dia 27 de março, os moradores da Casa de Estudante Universitária (CEU) da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM- Cesnors) juntaram-se em um espaço delimitado por uma faixa, em protesto por acesso a internet na CEU, esse espaço representaria o acesso limitado que eles têm à internet, link oferecido pelo centro. Os alunos sentaram no hall de entrada da Universidade com seus notebooks, onde ficaram acessando a internet, por volta das 13 horas.

A estudante Juliete Friguedo, do curso de Agronomia, que representa a casa do estudante fala que o objetivo do protesto é mostrar pra toda a comunidade acadêmica a situação da internet na casa e o espaço que o centro liberou para o acesso deles, o qual compreende o hall de entrada, onde aconteceu o protesto, e a biblioteca.

Para acessar a internet na biblioteca, os estudantes dependem dos alunos que estão estudando no local. Foto: Alessandra Weiler


A casa do estudante é uma das possibilidades que os estudantes que possuem o Benefício Sócio- Econômico podem solicitar, esse benefício é adquirido a partir de uma seleção feita pela assistente social do CESNORS, onde fatores econômicos e de vulnerabilidade social são considerados, a CEU foi inaugurada no final do ano passado, após a ocupação dos estudantes e a liberação por parte da PRAE.

Para defender o ponto de vista da universidade, o diretor do CESNORS, Genésio Mário da Rocha, diz que o problema de internet na CEU está sendo resolvido. Para Genésio, um dos problemas é estrutural, pois não há condições de ampliar a banda da universidade, mas até o mês de julho o aumento da banda será providenciado; o outro problema é a ligação de outros setores com a internet do Centro, são os mesmos problemas vivenciados no viveiro e no almoxarifado, porém já existe uma empresa contratada para realizar os serviços, pois os recursos já foram liberados.