quinta-feira, 29 de março de 2012

Comitê convoca ato em defesa da Comissão da Verdade


O Comitê Santamariense de Direito à Memoria e à Verdade convocou para segunda-feira (02), às 17h30, Ato em Defesa da Comissão da Verdade na Praça Saldanha Marinho. Com o tema "Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, o Ato contará com intervenções artísticas, músicas e fotos.

A Comissão da Verdade foi aprovada, com grandes limitações de atuação, no ano passado pelo Congresso Nacional e ainda espera a nomeação de seus membros pela da presidenta Dilma Rousseff. Em contrariedade à Comissão, militares da reserva divulgaram nota onde criticavam a comissão e diziam não recohecer a autoriedade do Ministro da Defesa, Celso Amorim.



No domingo, dia 1º de abril, faz 48 anos do Golpe Militar que instaurou a Ditadura no Brasil. Os crimes praticados por agentes do Estado Brasileiro até hoje permanecem impunes e muitos militantes políticos que se opunham ao regime foram mortos ou ainda estão desaparecidos.

O Comitê Santamariense de Direito à Memória e a Verdade foi fundado no ano passado, e tem a participação aberta para interessados. O DLD (Diretório Livre do Direito), o DACAR (Diretório Acadêmico do Curso de Arquivologia), o DAQUIPALM (Diretório Acadêmico Quilombo dos Palmares - História) e o DAFIL (Diretório Acadêmico da Filosofia) fazem parte do Comitê, assim como o DCE UFSM.