segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A UNE e sua missão em reconstruir o VER-SUS


O DCE da UFSM está articulando estadualmente a construção de um VER-SUS. Para conhecimento, debate e reflexão, segue o texto A UNE e sua missão em reconstruir o VER-SUS.


(..)após tantos momentos em que o ME foi protagonista na luta em defesa do Sistema Único de Saúde, convocamos todos os estudantes a assumirem que a reforma sanitária faz parte da nossa luta diária e que devemos voltar ativamente ao debate e à construção do sistema SUS.” Por Camila Monteiro Damasceno, Florentino Júnio Araújo Leônidas, Jonatas Moreth Mariano e Lucas Resende.*

Uma das estratégias mais inovadoras realizada pelo Ministério da Saúde (MS) nos últimos anos foi o Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil), uma atividade que mobilizou os estudantes e fortaleceu o movimento estudantil em saúde.

O Projeto que começou através da intensa mobilização estudantil dos estudantes da área da saúde foi incorporado ao ministério e durou até meados de 2005. As três edições (a piloto e as duas etapas nacionais), envolveram quase 1.500 estudantes de cursos variados e diferentes regiões do país, permitindo-os conhecer e debater a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O VER-SUS apresentou uma nova forma de se debater saúde não só dentro das universidades, mas também extrapolando o mundo das instituições de ensino. A articulação entre o Ministério da Saúde e os estudantes foi propulsora de uma geração de militantes do movimento estudantil sanitário em nosso país. Desta forma o ME assumiu um papel de protagonista na luta pela efetivação do SUS como garantia do direito à saúde dos Brasileiros.

O projeto também contribuiu para ampliar a integração ensino-serviço no campo da saúde, principalmente após a reforma curricular vivida dentro os anos de 2001 e 2002.

Com a chegada da 14a Conferência Nacional de Saúde, é hora do movimento estudantil mobilizar-se novamente em prol da reforma sanitária. O papel desmobilizador e pouco construtivo adotado pelo ME nos últimos anos se relaciona com as dificuldades vividas pelo SUS para a sua efetivação. Assim, após tantos momentos em que o ME foi protagonista na luta em defesa do Sistema Único de Saúde, convocamos todos os estudantes a assumirem que a reforma sanitária faz parte da nossa luta diária e que devemos voltar ativamente ao debate e à construção do sistema SUS. As entidades estudantis dos cursos de saúde e a União Nacional dos Estudantes(UNE) devem assumir um papel central na garantia dos avanços do SUS.



A UNE, que começa uma nova gestão neste momento, deve convocar os estudantes a participar novamente desta pauta e deve procurar as entidades de saúde, para uma nova articulação sobre o debate principalmente no que tange a reorientação profissional em saúde e que discuta a relação entre a universidade e o sistema único de saúde.

Assim o VER-SUS é um instrumento preponderante para o avançar do Sistema Único de Saúde, mobilizar os estudantes em prol da luta por sistema único de saúde de qualidade passa por apresentar a eles a realidade do sistema que se distancia do apresentado pela mídia e pelos livros, acreditamos que para a efetivação do preenchimento das lacunas do sistema único de saúde, discutir a formação e a universidade é fundamental e nisso o VER-SUS é um mecanismo fundamental.





Camila Monteiro Damasceno, é estudante de Medicina pela Universidade de Brasília e coordenadora do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães, DCE-UnB.

Florentino Júnio Araújo Leônidas, é estudante de Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília e membro da Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva.

Jonatas Moreth Mariano, é estudante de Serviço Social pela Universidade de Brasília e 3º Vice Presidente da União Nacional dos Estudantes.

Lucas Resende , é estudante de Nutrição pela Universidade de Brasília e membro da Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição.