quinta-feira, 14 de julho de 2011

#VemUFSM, pra Cachoeira do Sul!

Foto: Robispierre Giuliani/Jornal do Povo



Por Bruna Surdi*

Na última quarta-feira, dia 13 de julho, mais de 3 mil pessoas foram às ruas de Cachoeira do Sul, gritando, cantando, com cartazes, caras pintadas, chamando uma extensão da Universidade Federal de Santa Maria para a cidade. A passeata foi puxada pelos estudantes, pela Prefeitura Municipal, sindicatos, empresários e grupos sociais organizados. O objetivo era chamar atenção para a necessidade que há muito tempo vem sendo debatida de uma extensão universitária federal em Cachoeira do Sul. A jovem vereadora Mariana Carlos (PT), coloca que a luta vem, antes de tudo, dos estudantes e também de uma necessidade local, sendo que movimentaria o comércio e principalmente o setor imobiliário da cidade, pois como diz a frase de ordem: “O estudante quer, a região precisa!”.



Dentre as autoridades locais, havia representantes de alguns deputados referência neste movimento, diretores (as) de escolas da cidade, representantes da Secretaria Regional e Municipal de Educação, representantes de grêmios estudantis e uma representante do DCE da UFSM. Ao fim da passeata, na Sociedade Rio Branco, ocorreu o Ato de entrega do abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, recolhidas por mais de 2 meses, em escolas, mutirões e durante a caminhada. As assinaturas foram entregues ao Promotor João Ricardo Tavares e Prefeito Sergio Ghignatti, que compõem a Comissão Pró-UFSM. O ápice do Ato foi o discurso da estudante Andrea Soares, que muito emocionada, deu seu relato, demonstrando a urgência dos estudantes em ter uma extensão na cidade, “queremos que os jovens fiquem aqui na cidade e possam receber jovens de outros lugares, isso é crescimento!”.


São nestas manifestações que podemos ver que os estudantes ainda têm um poder de luta enorme, que o povo quando unido, faz massa e tem força. O #VemUFSM além de estar presente na timeline de muita gente no Twitter, estava nas ruas, estava nos gritos, cartazes e na esperança de cada estudante, trabalhador e cidadão de Cachoeira do Sul.



*Acadêmica de Serviço Social da UFSM e membro do DCE da USFM