terça-feira, 12 de julho de 2011

Estudantes da UFSM participam do Congresso da UNE



Com direito a 16 delegados, os estudantes de graduação da UFSM estarão representados no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). A abertura oficial é hoje, dia 13 de julho em Goiânia, cidade-sede do Congresso. No Conune, o Movimento Estudantil organizado em todo o Brasil discute as linhas políticas gerais dos próximos dois anos e elege a nova Diretoria da UNE.



Os estudantes da UFSM saíram no dia de ontem (12) de Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Várias forças políticas do Movimento Estudantil da UFSM estiveram representadas entre os delegados da UFSM, a Reconquistar a UNE com dez delegados, o Coletivo Barricadas Abrem Caminhos com quatro delegados, a Kizomba e a União da Juventude Comunista com um delegado cada. O DCE da UFSM garantiu com a Reitoria um ônibus para o Congresso, assegurando com isso a ida de todos os representantes da Universidade.



O 52º Congresso da UNE (Com Informações do Site da UNE)

A UNE se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum de discussão estudantil, o Conune, que em sua 52ª edição ocorrerá em Goiânia, de 13 a 17 de julho. As atividades se concentrarão na praça universitária de Goiânia, principalmente na PUC-GO e na UFG.

A abertura solene do 52º Congresso Nacional da UNE será marcada com uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que ocorreu em 1961, com grande participação do movimento estudantil, para garantir a posse do presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros e em meio ao grande turbilhão político que antecedeu a ditadura militar.

Dois personagens centrais desse episódio serão homenageados pela UNE na abertura do Congresso, então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, que comandou a resistência democrática pela posse de João Goulart, e o então ex-presidente da UNE, Roberto Amaral, que chegou a transferir a sede da entidade para Porto Alegre e liderou os estudantes nesse embate. Durante o ato, o deputado Brizola Neto, representará seu falecido avô.

Com o tema “Pensando nos desafios da educação no Brasil” o grande destaque da programação na quinta-feira (14) fica por conta do II Encontro Nacional do ProUni, com a presença do ex-presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad. No mesmo dia às 14h, com o tema “Educação tem eu ser 10! 10% do PIB para educação!” uma Marcha dos Estudantes ocupará a Praça Universitária. Representantes da CUT, CTB, MST entre outras forças do movimento social estarão reunidas com a UNE para reivindicar a principal pauta do movimento estudantil, a democratização do ensino no Brasil com a luta da destinação de 10% do PIB e 50 % da arrecadação com royalties do petróleo da camada Pré-sal para a educação.

Durante as atividades, em diversos momentos o Congresso da UNE pautará o Plano Nacional de Educação (PNE) através de debates sobre a questão do financiamento das universidades públicas, a democracia do acesso e permanência no ensino superior e a valorização dos profissionais da educação. Os estudantes também se reunirão em um ato em defesa da Comissão da Verdade que tem o objetivo de esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos no período da ditadura (1964-1985). Para o ato foram convidados o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.


História

Em seus anos de história, a UNE esteve à frente de várias manifestações sociais no país, os estudantes brasileiros tiveram protagonismo na Campanha do Petróleo é Nosso, nas Diretas Já e depois no impeachment do presidente Fernando Collor. A UNE, entidade fundada em 1937 e colocada na ilegalidade pela ditadura militar, sendo que um dos presidentes da UNE na época, o estudante Honestino Guimarães foi preso pelo regime militar e está desaparecido até hoje. A UNE foi reorganizada em 1979, no momento de abertura política. Para saber mais história da entidade acesse: http://www.une.org.br/home3/une_on-line/m_4161.html.