quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estatuinte é prioridade para o próximo semestre

Com informações da SEDUFSM


Próxima reunião das entidades será para definir eixos de discussão e calendário

A retomada das discussões para a elaboração de uma Estatuinte na UFSM aconteceu na tarde desta quinta, 9, no Salão Imebuy, no prédio da reitoria, no campus em Camobi. O entendimento geral é de que o tema deve estar entre as prioridades da instituição no segundo semestre. Estavam na reunião representantes das três entidades: SEDUFSM, ASSUFSM e DCE. Também participaram o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Paulo Afonso Burmann e um dos articuladores da discussão sobre o tema na universidade, no início da década de 90, professor Clovis Guterres.

Na avaliação do tesoureiro-geral da SEDUFSM, professor Sérgio Prieb, a retomada dessa discussão, iniciada no segundo semestre de 2010, é extremamente válida. Prieb lembrou que foi elaborada e protocolada em outubro de 2010 uma proposta de como se daria o processo estatuinte na instituição e que essa documentação precisa ser resgatada.

Leonardo Soares e José Luís Zasso, do Diretório Central de Estudantes (DCE), ressaltaram que existem os projetos elaborados por entidades representativas dos segmentos, como a UNE, o ANDES-SN e a Fasubra, mas também existem experiências relevantes no Brasil e mesmo em países vizinhos que merecem ser avaliadas.

Para Vanderlei Vasconcelos, da ASSUFSM, é importante construir uma proposta de calendário, priorizar os temas que serão discutidos para que se possa então sair como uma proposta dos segmentos para debate na UFSM. Uma próxima reunião deverá ser agendada para dentro de duas ou três semanas, que terá como foco a análise dos documentos produzidos pelas entidades nacionais representativas dos segmentos em relação a um projeto de universidade.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de Impr. da SEDUFSM