domingo, 26 de junho de 2011

Dia Mundial do Orgulho Gay

Foto: Fernanda Bona - Marcha da Liberdade SM

O Dia Mundial do Orgulho Gay é uma data marco para o movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgênero). Segundo o Dê Bandeira, a origem desta data foi um conflito iniciado no bar Stonewall, em Nova York:

O bar era frequentado pelo público LGBT no final da década de 60. Apesar de oferecer liberdade aos casais homossexuais, o bar estava constantemente sujeito à batidas policiais. Gays costumavam ser fonte de extorsão e espancamento por parte dos policiais, sob uma série de diferentes pretextos.

Uma dessas batidas aconteceu no dia 28 de junho de 1969 e todos os travestis que estavam no bar foram presos, como acontecia das outras vezes. O diferente desta batida foi que aqueles que não foram presos resolveram resistir e armar barricadas.O conflito entre a resistência e os policiais fez com que estes últimos se refugiassem dentro do próprio Stonewall e esperassem por reforço para conter o protesto, que continuou nos dias que se seguiram.

Lutando pelo “não à intolerância”, o dia marcou o iniciou do movimento LGBT.

A palavra “orgulho” é utilizada como uma antítese à palavra “vergonha”, que ao longo da história vem sendo usada para controlar e oprimir indivíduos que não são heterossexuais. O orgulho é, então, uma afirmação de cada indivíduo e do movimento LGBT como um todo.

Celebrado, no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho Gay é uma data de luta. O arco-íris, símbolo do movimento LGBT, é levado às ruas em forma de bandeira, representando a diversidade.

E é em defesa da diversidade e contra toda e qualquer forma de preconceito e opressão que convidamos as(os) estudantes da UFSM e comunidade em geral a participar das atividades que serão realizadas no dia 1º de julho (sexta-feira), com a seguinte programação:




- Às 21h será realizado o Catacultura Especial com a apresentação do filme “A Lei do Desejo” do diretor espanhol Pedro Almodóvar.

- Após o filme, será debatido o tema homossexualidade.

- A partir da meia-noite, será realizada uma festa temática na Catacumba do DCE.