terça-feira, 7 de setembro de 2010

Estudantes ocupam reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Membros do DAMED-UFSM, que estavam em Porto Alegre para o EREM, participam de ocupação histórica da Reitoria


Fonte: Comissão de Comunicação da Ocupação da reitoria da UFCSPA


70 estudantes de Medicina ocuparam na tarde de ontem (06) a Reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a antiga Fundação. A principal reivindicação é um novo espaço para o centro acadêmico, demolido pela direção da Reitoria para a construção de um prédio no inicio do ano. Os alunos estão mobilizando um ato na parte externa da UFCSPA que deve ser realizado hoje pela manhã.


Os estudantes participam do XV Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM), realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o grupo está alojado o quinto andar do prédio principal da faculdade de forma pacífica. De acordo com o estudante de Medicina Rodrigo Ferrari Zeni, conselheiro consultivo e ex-presidente do Centro Acadêmico XXII de Março: "Tínhamos um espaço de 100 metros quadrados no prédio antigo, demolido no início deste ano. Agora, a sala provisória tem dois metros quadrados. Queremos um local adequado para nossas atividades", afirma.

Alunos de outras instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, participantes do EREM, ocupam a Reitoria. O grupo foi ouvido pelo vice-reitor da UFCSPA, Cláudio Augusto Marroni, que explicou aos estudantes que a Reitoria não tomará nenhuma medida imediata. A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) apoia e está presente na ocupação. "Apoiamos o C.A. XXII de Março na ocupação da Reitoria e na sua luta pelo direito de livre associação política que foi arbitrariamente retirado a partir do momento que demoliram a antiga sede. Os Centros Acadêmicos e o Movimento Estudantil sempre cumpriram um importante papel na luta pela democracia na sociedade brasileira e é isso que nós, da DENEM, reivindicamos neste momento", diz Babington Rodrigo Silva, coordenador regional Sul/1 da executiva.


Atualizado - 9/10


Os alunos de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) deixaram a reitoria da instituição no começo da tarde desta quinta-feira. Desde segunda-feira, os estudantes protestavam no local por uma sala própria para o Centro Acadêmico e a criação de uma área de convivência. Conforme a assessoria da reitoria, todas as reivindicações dos alunos foram atendidas.


A sala própria para o Centro Acadêmico será instalada no novo prédio, ainda em construção. Até lá, os alunos poderão usar a sala 104 do prédio da UFCSPA. Estiveram presentes na reunião desta tarde três representantes da Universidade e três representantes dos estudantes, onde foi assinado um termo de compromisso garantindo aos alunos que as reivindicações serão atendidas.