sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DCE participa de debate sobre "Estatuinte Universitária"


Evento acontecerá na quinta, 16 de setembro, às 19h, no auditório da SEDUFSM


O que queremos para a UFSM? Esta interrogação dá título ao painel que a SEDUFSM promove na próxima quinta, 16 de setembro, às 19h, na sede da seção sindical. O objetivo do evento, que reunirá também o sindicato dos servidores (ASSUFSM) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), é de levantar subsídios para uma futura Estatuinte na instituição.

Em eventos públicos, representantes da reitoria da UFSM têm manifestado o pensamento de que a atual Administração quer reelaborar o estatuto da universidade. Entretanto, não se sabe em que termos essas alterações serão feitas, se haverá participação de todos os segmentos ou não. Respondendo a um convite feito pela SEDUFSM à participação do evento que acontece na quinta-feira, o reitor Felipe Müller, através de sua chefe de gabinete, disse que “...ainda não teria muito a contribuir, visto que a Readequação sobre Estatuto e Regimento na UFSM, se encontra em fase embrionária”.

Tendo em vista que se fala na Estatuinte, mas pouco se discute a respeito dela, o sindicato docente se propõe a dar o pontapé inicial nesse debate. Dentre os painelistas foi convidado o professor Tabajara Gaúcho da Costa, reitor da UFSM no período de dezembro de 1989 a dezembro de 1993. Foi durante a Administração Tabajara que houve a experiência de discussão da “Estatuinte Universitária”, que acabou não tendo o êxito que se esperava.

Na época, quem foi chamado inicialmente a coordenar o debate sobre o tema foi o professor Sérgio Pires, que faleceu precocemente. Acabou assumindo a dianteira dos trabalhos, o então pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Marco Aurélio Oliveira da Silva. Um pouco desse histórico estará sendo resgatado pelo ex-reitor Tabajara.

Participam também da mesa como painelistas o representante da ASSUFSM, Eloiz Cristino, o representante do DCE, José Luis Zasso e o diretor do ANDES-SN, pela secretaria regional do RS, professor Carlos Pires. A coordenação do evento será do presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro.

Texto: Fritz R. Nunes

Ass. de Impr. da SEDUFSM