domingo, 12 de setembro de 2010

Alunos da UERGS fazem protesto pedindo nomeação do Reitor eleito


Hoje pela manhã, mais de 200 estudantes, funcionários e professores da Universidade Estadual do Rio Grando do Sul reuniram-se na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, pedindo que a governadora Yeda dê posse ao novo reitor, eleito através de voto direto. A mobilização reuniu alunos de todo o estado, e representantes do Sinpro/RS (Sindicato dos Professores Particulares do RS), Associações de Docentes e Servidores da UERGS (ADUERGS e ASSUERGS) e do DCE.

Além do respeito à decisão democrática, que ocorreu há dois meses, os manifestantes pediram também a contratação de professores já aprovados em concurso público, a abertura das discussões do plano de carreira dos professores e funcionários e o aumento da previsão orçamentária da UERGS para 2011, uma vez que ainda é responsabilidade do atual governo. O conselheiro representante dos discentes no Conselho Superior Universitário Marcos Pesce Pinto disse que as demandas da universidade não são repassadas ao governo do Estado pela atual reitoria. “Nós tentamos contato com o Estado e não temos nenhuma manifestação formal de que que ocorrerá essa nomeação”, ressaltou.

Para o DCE da UFSM, a universidade estadual, pública e gratuita, é direito da população gaúcha, que necessita de mais essa alternativa de ensino superior. Nos últimos anos, a UERGS passa por ingerência política, sucateamento e falta de professores e funcionários, prejudicando a qualidade de ensino.


Com Informações do Correio do Povo e do site mauriciopiccin.com.br