quinta-feira, 1 de julho de 2010

Voto do Reitor define vestibular na UFSM

Votação no CEPE empata em 19 a 19 e voto de minerva do reitor confirma as alterações propostas pela reitoria já para o próximo vestibular


As propostas de ingresso à graduação da UFSM dominaram a discussão de hoje de manhã no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM. A primeira proposta a ser a analisada foi a do DCE da UFSM; ciente da necessidade de discussão de qualquer proposta, o DCE acompanhou o parecer das comissões do Conselho e votou favorável a criação de um fórum que discuta as formas de ingresso na UFSM.

Logo depois, a proposta da Reitoria/Prograd foi colocada em apreciação. Após a leitura dos pareceres e longa discussão, houve um empate em 19 a 19. Um parecer pedia a aprovação da proposta e outro - de vistas, solicitação do DCE - pedia o aumento da discussão, o impasse foi resolvido rapidamente pelo voto de desempate do professor Felipe Müller, reitor e presidente do Conselho, que acompanhou o parecer que aprovava as alterações já para o próximo vestibular.

Durante a reunião, a bancada estudantil e outros conselheiros do CEPE questionaram a falta de estudos que comprovassem a necessidade da mudança e os efeitos que podem ocasionar ao Ensino Básico. Houve também uma forte discussão legal sobre a proposta, no entendimento de 19 conselheiros do CEPE a proposta é ilegal, pois fere o principio da isonomia no momento em que coloca questões distintas para candidatos que concorrem a mesma vaga.

Para conferir o parecer de vistas de hoje, que inclusive já foi entregue para análise do Ministério Público Federal, basta acessar o link: