segunda-feira, 21 de junho de 2010

UFSM: Não cometa este crime, por favor!

Por Luís Felipe Tusi, acadêmico de farmácia da UFSM, em seu blog, um pedido para a UFSM.

"Na minha sincera opinião, a nova proposta de ingresso aos cursos de graduação da UFSM defendida pela Reitoria é completamente absurda e elitista.

Na prática, ocorrerá a fusão do PEIES com o Vestibular, não havendo mais a limitação de 20% das vagas para o PEIES. Não importa se o estudante fez o módulo seriado (Prova 1 Ano + Prova 2 ano + Prova 3 ano + Redação) ou o módulo único (vestibular tradicional). Todos concorrerão a 100% das vagas.

Este novo processo favorecerá de forma escancarada quem ainda está na escola cursando o ensino médio, em detrimento de quem acabou o segundo grau.

Alerto para a disseminação de cursinhos preparatórios pré-Peies pagos privados, favorecendo o acesso às vagas na UFSM para aqueles estudantes provenientes de famílias de classe média e alta.

Numa época em que se abrem discussões sobre a necessidade de revitalização do ensino médio, seja preparando melhor os alunos para o mercado de trabalho, especialmente para cargos de nível técnico; seja estimulando leituras e reflexões críticas; seja dando um enfoque vocacional e incentivando a desenvolver competências; entre tantas outras louváveis idéias...

Surge esta proposta absurda na UFSM, que vai restringir ainda mais os currículos das escolas gaúchas, aprisionando o trabalho dos professores e incentivando de forma irresponsável a decoreba nas salas de aula.

Será que ninguém enxerga que este novo método de ingresso na UFSM será um aval para a manutenção deste currículo defasado do ensino médio?

Tomara que o bom senso não permita que esta proposta seja aprovada. Que uma luz vinda dos céus ilumine a mente dos 49 conselheiros com direito a voto. Ou nossos alunos continuarão tendo o ensino médio como um caminho que leva do nada para lugar algum.

Esta é a minha opinião, independente de filiação partidária, tanto minha quanto dos envolvidos em ambos os lados do debate."