segunda-feira, 28 de junho de 2010

Proposta do DCE terá parecer no CEPE

O Processo Transversal de Seleção (PTS), proposto pelo DCE, terá parecer na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) . As comissões internas do CEPE decidiram, de maneira unânime, propor um fórum de discussão com a comunidade para aprimorar a proposta, a sugestão será apresentada ao plenário na quinta-feira desta semana.

O parecer do CEPE contempla o que o DCE vem propondo desde que percebeu que as "audiências públicas" realizadas pela Prograd não estavam ouvindo a comunidade e que era preciso uma discussão mais aprofundada e menos apressada sobre o tema, devido a sua importância. A construção de uma proposta verdadeiramente democrática, como o DCE quer que o PTS seja, prescinde desses espaços de discussão e de elaboração conjunta.

Na medida em que critica a maneira autoritária e o inexistente diálogo na elaboração das mudanças propostas pela reitoria, o DCE marcou posição na reunião das comissões pedindo a ampliação do debate. Ao encontro disso, a entidade também irá propor uma maior discussão sobre a proposta da reitoria.

O CEPE é um órgão superior na UFSM e que entre as suas atribuições decide as regras do vestibular, é composto por 50 membros, sendo 11 estudantes indicados pelo DCE.