terça-feira, 17 de novembro de 2009

Semana Acadêmica do Direito - Programação

Dia 17/11:

09:30: Mini-curso (Auditório do CCSH da Universidade federal de Santa Maria)

18:30: Credenciamento (Hotel Itaimbé)

19:00: Cerimônia de Abertura

19:30: Palestra: “O Processo enquanto instrumento de (in)efetividade da Jurisdição”

Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard

Graduação em Direito pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1982) , especialização em Teoria Geral do Direito e Pesquisa Jurídica pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1984) , mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) . Atualmente é Doutor Adjunto 3 da Universidade de Caxias do Sul, Desembargador da Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e Membro de corpo editorial da Revista Faculdade de Direito da UCS.

20:30: Intervalo

20:45: Palestra: “A Educação para o consumo, estudo de caso: Balcão do Consumidor como instrumento de transformação da realidade social e a desburocratização do Judiciário”

Liton Lanes Pilau Sobrinho

Doutor em Direito pela UNISINOS(2008), possui graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1997) e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional

Dia 18/11:

8:00: Apresentação de trabalhos acadêmicos (Centro de Ciências Sociais e Humanas)

19:00: Palestra: "As Nanotecnologias e dos Direitos Humanos: em busca de marcos regulatórios.”

Wilson Engelmann

Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos nas seguintes atividades acadêmicas: (a) Graduação em Direito: Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito; (b) Programa de Pós-Graduação em Direito: Direitos Humanos; (c) Diversos Cursos de Especialização: Método Jurídico e Metodologia da Pesquisa Jurídica. Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO (CNPq/Unisinos). Integrante da Comissão de Coordenação do Curso de Graduação em Direito da Unisinos. Temas preferenciais: hermenêutica filosófica, ética, direito natural, direitos humanos, direitos fundamentais, nanotecnologias e metodologia da pesquisa jurídica.

20:45: Palestra: "Globalização e Direito"

Gustavo Oliveira Vieira

Graduação e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005). Atualmente é professor do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direito Internacional Público.

20:30: Intervalo

Dia 19/11:

8:30: Mini-cursos (Auditório do CCSH da Universidade federal de Santa Maria)

19:00: Palestra: André Leonardo Coppeti Santos

Graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1988). Mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Membro ad hoc de comissões de avaliação do Ministério da Educação. Membro do Instituto de Hermenêutica Jurídica. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Membro do Conselho Editorial da Editora Livraria do Advogado. Professor e Consultor do Curso de Direito da OAPEC (Santa Cruz do Rio Pardo). Advogado Criminalista.

20:30: Intervalo

20:45: Palestra: Carlos Cini Marchionatti

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1976. Especialização em ciências penais na mesma Universidade. Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Promotor de Justiça, Pretor, Juiz de Direito e Juiz-Corregedor. Em dezembro de 1999 passou a desempenhar suas atividades como Juiz convocado no TJ na Câmara Especial Criminal. Foi promovido a Desembargador em junho de 2001. É presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul - AJURIS.